Na Semana de Luta Contra o HIV-Aids, Guarulhos intensifica a testagem contra a infecção por meio da Campanha Fique Sabendo, que terá início neste sábado (25), em cinco UBS, e segue até o dia 1° de dezembro (Dia Internacional de Luta Contra a AIDS), em todo o Estado.
Com o tema “Faça o teste da Aids; Saber faz a diferença”, a campanha tem por objetivo estimular a população a realizar o teste do HIV e da sífilis, principalmente em jovens, já que dos 112 casos de HIV diagnosticados este ano em pessoas residentes em Guarulhos, mais de 50% corresponde a homens com idade entre 20 e 34 anos. Os dados são de novembro de 2017 do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
O teste rápido é realizado pela coleta de sangue através da punção digital e o resultado fica pronto em no máximo 30 minutos. O procedimento não necessita de preparo e para realizá-lo, basta comparecer a uma das seguintes UBS que abrirão neste sábado: Paraventi (Região Centro), Continental e Vila Rio de Janeiro (Região Cantareira), Santos Dumont (Região São João-Bonsucesso, e Jacy (Região Pimentas-Cumbica). O horário de atendimento será das 8 às 16 horas.
A campanha segue durante a semana em todas as UBS e nos ambulatórios especializados, como o SAE Carlos Cruz (Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids) e Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/Aids, que além de ofertar o exame de HIV realizam os de sífilis e de Hepatites Virais. Além disso, haverá também o CTA Itinerante. (programação em arquivo anexo)
Prevenção
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal (IST) HIV/AIDS e Hepatites Virais (HV), Keila Costa, a campanha visa estimular o diagnóstico precoce, uma vez que quanto mais cedo detectada a infecção pelo HIV e iniciado o acompanhamento médico, melhor a qualidade de vida do paciente. “Fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a saúde. Quando a pessoa tem o vírus e não sabe, além de não estar recebendo o tratamento, pode estar transmitindo o vírus. Por isso a importância das pessoas terem acesso ao teste e conhecerem seu status sorológico”, afirma Keila.
Por meio dessas ações, Guarulhos pretende colaborar para que a meta 90/90/90 seja atingida junto ao Estado, cuja proposta é que até 2020, 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus; 90% dos diagnosticados recebam terapia antirretroviral ininterruptamente; e que 90% de todas em tratamento tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis; além da nova meta que corresponde à discriminação zero.
No primeiro semestre deste ano, foram ofertados aproximadamente 30 mil testes rápidos em Guarulhos. Durante a intensificação, a expectativa é que sejam realizados entre 3 a 4 mil testes de HIV e sífilis.
HIV/Aids:
• A aids é causada pelo HIV. O vírus ataca as defesas do organismo e aumenta a chance de aparecimento de doenças oportunistas.
• A aids não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa que tem HIV deverá tomar medicamentos contra a aids por toda a vida.
• Seguir o tratamento corretamente reduz a quantidade de vírus no corpo, e assim, diminui, a possibilidade da pessoa com HIV transmitir o vírus. O tratamento é gratuito.
Sífilis:
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria transmitida principalmente nas relações sexuais sem uso de preservativo. Todas as gestantes e parceiros diagnosticados com sífilis devem realizar o tratamento adequado, pois o não tratamento pode acarretar a ocorrência da transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê.
Público alvo
É interessante fazer o teste pelo menos 2 vezes por ano:
• Quem tem vida sexual ativa, tem vários parceiros sexuais e tem dificuldade de usar preservativos em todas as relações;
• Homossexual, com vida sexualmente ativa e que não usa preservativos em todas as relações sexuais;
• Pessoas que por alguma razão não conseguem usar preservativos;
• Pessoas que quando usam álcool ou drogas deixam de usar preservativos;
• Profissionais do sexo;
• Gestantes e seus parceiros.
Serviço:
CTA Guarulhos
Rua Piracicaba, 114 – Gopouva
Horário de atendimento: das 8 às 17h.
Tel.: 2421-0649/ 2451-3052
SAE Carlos Cruz
Rua Miracanga, 32 – Parque Jurema
Horário de atendimento: das 8 às 16h.
Tel.: 2498-7323