Em cumprimento ao decreto federal 10.540/20, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), a Controladoria-Geral de Guarulhos iniciou o processo de unificação do sistema de contabilidade dos órgãos públicos do município. O planejamento é para que a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais (Ipref) utilizem um sistema único de contabilidade, o que irá facilitar a prestação de contas e transparência.
O plano de ação, que pode ser conferido neste link http://bit.ly/contabilidadegru, foi desenvolvido em 35 etapas, que deverão ser seguidas dentro dos prazos estipulados pelo o Grupo de Trabalho instituído pela portaria 438/2021-GP, que é formado por representantes e membros/servidores de apoio nas áreas de contabilidade, tecnologia e controle, totalizando 29 pessoas. Ele avaliará a situação dos sistemas contábeis em uso no momento, orçamentos, adequações necessárias, treinamentos, entre outros, até que a sua implantação seja efetivada de acordo com os padrões exigidos.
Atualmente cada um dos órgãos municipais realiza a sua contabilidade por conta própria e envia as informações por meio de relatórios para a Secretaria de Fazenda de Guarulhos, que agrupa as informações para a prestação de contas e divulgação no portal.
Para eventuais dúvidas quanto ao Plano de Ação entre em contato com:
Relacionado à contabilidade
Marcos Frigoli – [email protected]
Ronaldo Serem – [email protected]
Relacionado a sistema e tecnologia
Alex Nascimento – [email protected]
Marcelo Brito de Lima – [email protected]
Ubiratan de Campos – [email protected]