Início » Guarulhos inicia processo de unificação dos sistemas de contabilidade do poder público
Cidades

Guarulhos inicia processo de unificação dos sistemas de contabilidade do poder público

Em cumprimento ao decreto federal 10.540/20, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), a Controladoria-Geral de Guarulhos iniciou o processo de unificação do sistema de contabilidade dos órgãos públicos do município. O planejamento é para que a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais (Ipref) utilizem um sistema único de contabilidade, o que irá facilitar a prestação de contas e transparência.

O plano de ação, que pode ser conferido neste link http://bit.ly/contabilidadegru, foi desenvolvido em 35 etapas, que deverão ser seguidas dentro dos prazos estipulados pelo o Grupo de Trabalho instituído pela portaria 438/2021-GP, que é formado por representantes e membros/servidores de apoio nas áreas de contabilidade, tecnologia e controle, totalizando 29 pessoas. Ele avaliará a situação dos sistemas contábeis em uso no momento, orçamentos, adequações necessárias, treinamentos, entre outros, até que a sua implantação seja efetivada de acordo com os padrões exigidos.

Atualmente cada um dos órgãos municipais realiza a sua contabilidade por conta própria e envia as informações por meio de relatórios para a Secretaria de Fazenda de Guarulhos, que agrupa as informações para a prestação de contas e divulgação no portal.

Para eventuais dúvidas quanto ao Plano de Ação entre em contato com:

Relacionado à contabilidade

Marcos Frigoli – [email protected]

Ronaldo Serem – [email protected]

Relacionado a sistema e tecnologia

Alex Nascimento – [email protected]

Marcelo Brito de Lima – [email protected]

Ubiratan de Campos – [email protected]