Saúde

Guarulhos inicia testagem de Covid-19 em UBS e vai oferecer o exame rápido no Bosque Maia

A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde, José Mário Clemente, durante a live do prefeito Guti, na noite desta terça-feira

As 69 UBS de Guarulhos vão disponibilizar testes rápidos para cidadãos que estiveram em contato com pessoas contaminadas pelo Covid-19. A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde, José Mário Clemente, durante a live do prefeito Guti, na noite desta terça-feira, 28/7. Para realizá-los, o cidadão deve agendar dia e horário na própria UBS.

Ao todo, foram recebidas 40 mil unidades do Ministério da Saúde, que serão integralmente repassadas à população. “Estamos fazendo em todas as UBS para motoristas profissionais e para os motociclistas, principalmente aqueles que trabalham em entregas ou, para você, que entrou em contato com alguém, sabidamente com Covid-19”, afirmou Clemente.

O secretário admite que a testagem não é a melhor forma de notificar a doença, já que alguns testes podem resultar o “falso negativo”. Contudo, garante que haverá uma equipe disponível nos locais para atender a população. “Se der positivo, você será notificado, passará pelo médico e colocado em quarentena domiciliar”, completou o médico.

Testagem no Bosque Maia

A partir da próxima semana, todas as quintas e sextas-feiras de agosto, a Prefeitura vai realizar mutirões de testagem em locais de grande circulação na cidade. Nos dias 6 e 7 de agosto, a tenda do Bosque Maia vai receber os contactantes (pessoas que tiveram contato com alguém contaminado). Apenas a palavra será o suficiente para que o exame, cujo resultado é entregue em 15 minutos, seja realizado. Ou seja, não será preciso comprovar o contato.

No local, também haverá médico para fornecer suporte aos diagnosticados com o coronavírus.

Posso ajudar?