De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até então Guarulhos registrou 24 surtos de varicela, doença conhecida popularmente como catapora. A Pasta informa que o número de casos se mantém dentro da média desde 2008 na cidade, registrando aproximadamente 220 casos por ano, decorrentes de surtos.
No entanto, até este mês, já foram notificados 241 casos de contágio da doença. Apesar disto, a secretaria menciona que, em relação ao ano de 2007, houve uma redução de 50% no número de casos.
Populares têm observado a incidência de casos. A demonstradora de produtos Patrícia Brandão, 33 anos, diz que notou crianças com catapora na região do Pimentas. Já a dona de casa Patrícia de Santana, 22, diz que soube de pelo menos quatro casos no bairro Cidade Seródio. "No projeto educacional do qual minha filha participa, quatro crianças estavam com catapora", disse.
Com apenas um ano e sete meses de idade, o neto e o filho da dona de casa Eudênia Maria Ribeiro, 43, foram infectados pela doença. "Meu neto pegou na creche e acabou transmitindo para o meu filho", explica ela, que mora na Cidade Seródio.
Surto no Estado – Uma das causas para o surto da doença é o tempo seco, já que o vírus da varicela é transmitido pela respiração. Com a baixa umidade, ele fica mais tempo suspenso no ar e a transmissão é mais rápida. Em cidades do interior do Estado de São Paulo foram identificados surtos. Em todo o Estado já foram contabilizados 10.218 casos, enquanto em todo o País foram 12.091, segundo o Ministério da Saúde.
Embora não seja considerada grave, a doença exige que recomendações médicas, como repouso, isolamento e cuidado para que as bolhas não infeccionem, sejam seguidas rigorosamente a fim de prevenir infecções secundárias e até mesmo a diminuição da defesa do corpo.