O envio de um grupo com 128 refugiados afegãos, que estavam acampados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na sexta-feira passada para uma colônia de férias na Praia Grande, no litoral de São Paulo, serviu para dar abrigo àquele contingente, mas não cessou a chegada de mais à cidade.
Desde sábado passado, Guarulhos já acolheu, até a manhã desta sexta-feira, outros 77 afegãos que chegaram ao Brasil com o visto humanitário concedido pelo governo brasileiro.
Todos foram atendidos pela Prefeitura de Guarulhos e encaminhados para abrigos, sob a responsabilidade da União, que – desde a crise sanitária com um surto de sarna detectado no Aeroporto – passou a encabeçar as ações, como deveria ser desde o início desta crise humanitária, mas que não vinha ocorrendo.
Na manhã desta sexta-feira, um grupo de 25 pessoas que chegou na noite da última quinta-feira ainda estava no Aeroporto. Mas a Prefeitura de Guarulhos já estava providenciando vagas de acolhimento para encaminhamento ainda hoje.
.