Provavelmente você deve ter passado por alguma região de Guarulhos e se deparou com um semáforo que não estava funcionando no momento. O equipamento, como qualquer máquina, pode falhar, contudo, a cidade tem sido atingida por uma onda de furtos de cabos que tem prejudicado o trânsito.
Segundo dados levantados pela Prefeitura, durante todo o ano de 2020, foram registradas 18 ocorrências desse tipo em Guarulhos. Até o final do mês de junho, ou seja, em apenas um semestre de 2021, o município já contabiliza 23 casos.
A ausência dos cabos culmina no desligamento dos semáforos, tornando a direção perigosa para os motoristas, além do descontrole no tráfego. Para diminuir o impacto, de acordo com a administração, assim que a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana recebe a comunicação do fato é feita uma vistoria. Depois, é solicitado apoio operacional dos agentes de trânsito, que substituem o trabalho do semáforo naquele local para garantir a fluidez.
Além da comunicação entre as autoridades, em todos os casos são elaborados boletins de ocorrência no Distrito Policial da região.
Guarulhos já registra mais furtos de fiação de semáforos do que todo o ano de 2020
