Cidades

Guarulhos já registra quatro suspeitas de morte por dengue

Quatro óbitos suspeitos de dengue estão sendo investigados em Guarulhos. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, assim como e, outras cidades do Brasil, Guarulhos passa por um surto de dengue. A Prefeitura, junto à população, tenta encontrar formas de se prevenir contra a doença.
 
Entre o 1º dia do ano e o 3 de março, 132 casos da doença foram confirmados na cidade. A região do Bonsucesso foi a mais afetada até o momento, segundo a Secretaria de Saúde. Porém, os números não são definitivos e podem aumentar, já que ainda há casos que  se encontram em análise.
 
 
A UBS do Parque Cecap desenvolveu por conta própria uma campanha para orientar e alertar os moradores dos condomínios depois que dois casos da doença foram confirmados e existem quatro outras suspeitas. Duas enfermeiras estão fazendo reuniões para explicar como se prevenir contra a dengue e quais os principais sintomas da doença.
 
 
Adriana Gabrielle, uma das enfermeiras, explica que as sugestões dos condôminos ajudam para que as orientações se tornem cada vez mais dinâmicas e precisas.
 
Um grande problema dos condomínios da região é a falta de estrutura nas lajes que precisam ser mantidas com água para que os telhados não rachem. Segundo moradores, o problema foi solucionado com pedaços de sabão que são jogadas no local e pedras preparadas para se manter em movimento com o vento, o que permite que o mosquito não se prolifere.
 
 
Porém este não é o único problema. Geni Trindade, de 74 anos, moradora do condomínio Rio Grande do Sul diz que em sua casa faz tudo para que o mosquito não tenha como se proliferar.  “Eu tenho medo dos meus vizinhos, não sei o que cada um faz na sua casa”, explicou.
 
Ao redor do bairro existem córregos, parque, praças e descarte irregular de lixo, o que gera pontos de acúmulo de água, que podem servir como criadouros para os mosquitos.
 
Para amenizar o problema a Secretaria de Saúde desenvolve trabalhos alusivos ao controle da dengue com pouco mais de 100 Agentes de Serviços Saúde, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outros 927  Agentes Comunitários de Saúde.
 
A população tem sido acolhida através de ações desenvolvidas pelos profissionais de Saúde  em visitas às residências, por agentes de vetores, através dos profissionais de saúde, pela imprensa através da divulgação de informações e orientações, nas escolas, sindicatos, comunidades, internet, entre outros meios.
 
 
Sintomas
 
As suspeitas de dengue são acompanhadas pelas UBS dos bairros, caso seja detectado em um paciente a possibilidade de confirmação o acompanhamento deve ser diário nos primeiros 7 dias.
 
Devem procuram as UBS pessoas que tenham febre alta e dois sintomas da doença como dores de cabeça e muscular, vermelhidão no corpo, aumento das glândulas linfáticas e comprometimento das vias aéreas superiores.
 
Para se proteger deve-se lembrar de nunca deixar água parada e limpa, guardar garrafas de cabeça para baixo, manter a caixa d´agua sempre fechada, jogar no lixo todos os objetos que possam acumular água.
 
Outras dicas são usar produtos de citronela ou deixar uma muda da planta em casa para afastar os mosquitos, além de passar protetor solar.

Posso ajudar?