Em menos de seis meses deste ano, o total de novos casos de pessoas com covid-19 em Guarulhos já é maior que os números acumulados ao longo de 2020. Nesta quinta-feira, 17 de junho, o site do Seade, que divulga dados pelo Governo do Estado, apontava para 56.069 novos casos na cidade desde o início da pandemia. Destes, 27.979 foram registrados no ano passado e 28.079 neste ano.
Entre 1 de janeiro e 17 de junho, Guarulhos registrou 2.438 mortes contra 1.708 ao longo dos nove meses de pandemia em 2020, número alcançado neste ano em menos de 4 meses. Em 27 de abril, já havia 1.730 mortes confirmadas de pessoas infectadas pelo coronavírus na cidade.
Ainda segundo os números do Seade, a média móvel de mortes nesta quinta-feira foi de 10,29, queda de 30% em relação há duas semanas. Em 4 de junho, estava em 14,71. Isso indica declínio da doença em Guarulhos. No entanto, a média de novos casos subiu 28,9% no mesmo período passado de 121 por dia para 156 neste dia 17.
isto pode ser resultado de dois fatores(OU O QUE É MAIS PROVÁVEL, A SOMA DOS DOIS)►
a-) a vacina não é eficaz e consequentemente NÃO IMUNIZA e…
b-) as pessoas, após serem vacinadas, ESTÃO ABANDONANDO OS CUIDADOS E RELAXANDO …
A primeira suposição acaba sendo impossível, vendo as reduções no nº de mortes por faixa dos grupos mais idosos percebe-se o impacto favorável da vacinação.
Diria que o problema real é um plano nacional fragmentado por negligência deliberada do presidente e as variantes que contaminam a população mais jovem.
Falando de Guarulhos, aqui o nível de letalidade da Covid está alto, com taxa de 7,4% no momento – número comparável a municípios de população pequena do interior paulista, cuja tendência de letalidade acaba sendo maior, tendo Guarulhos a segunda população de SP – podemos cogitar fatores externos como falta de leitos, ou de saneamento como razões.
Dá pra ver em detalhes os gráficos do informe e muito mais em https://www.seade.gov.br/coronavirus/