Cidades

Guarulhos lança GRU Digital e moderniza expedição de alvarás para obras

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta quarta-feira (23) o sistema GRU Digital. A população passa a dispor de um sistema moderno de solicitação e expedição de alvarás para obras novas e todo o processo, desde a abertura até o protocolo de documentos e recebimento da licença para construção, será feito por um único lugar: o portal https://bit.ly/GRUDigital.

Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação, o prefeito Guti afirmou que não faz mais sentido que alguns processos continuem sendo feitos de forma presencial. “Às vezes o munícipe mora longe e precisa ir até o Fácil para protocolar um simples documento. O novo portal vai facilitar esse processo, além de diminuir o tempo de espera. A cidade precisa de uma revolução digital e estamos nesse caminho”, disse.

“Os serviços que estão sendo contemplados nesse sistema representam quase 80% das aprovações de alvarás que são realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). Fazendo todo o cadastro, a coleta de documentos e o envio do alvará online poupamos tempo, tanto da pasta quanto do munícipe. Além disso, a diminuição do uso de papel também é um avanço significativo”, afirmou Carlos Soler, titular da SDU, responsável pelo projeto.

Bruno Gersósimo, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e atual titular da Secretaria de Administrações Regionais, lembra que a demora no andamento de processos era uma das reclamações dos profissionais de arquitetura e engenharia. “Essa foi uma das primeiras queixas que ouvi quando me reuni com esses profissionais. E, sempre atento às situações que façam a cidade crescer, buscamos a melhor forma de agilizar as documentações, então nasceu o GRU Digital”, comentou.

Serviços

A lista completa de serviços disponíveis no GRU Digital é composta por Estudo de Impacto de Vizinhança, Certidão de Direito de Preempção, Certidão de Desapropriação, Certidão de Uso de Solo, Certidão de Zoneamento, Cópias de Plantas de Loteamento, Reconsideração de Despacho de Indeferimento de Viabilidade VRE, Alvará de Construção (até 500 m²), Alvará de Construção de Muro de Arrimo, Alvará de Reforma (até 500 m²), Alvará de Demolição, Certificado de Conclusão “Habite-se” (até 500 m²), Certidão de Legalidade de Loteamento, Certidão de Regularidade de Obra e Desdobro.

Como utilizar o portal

No primeiro acesso ao portal será necessário se cadastrar inserindo nome, CPF, telefone, e-mail e data de nascimento. Após o cadastro, um e-mail será enviado para confirmar as informações e obter acesso ao sistema. Após isso, para acessar o portal será preciso informar apenas o CPF e a senha.

Para abrir processos é igualmente fácil. Basta clicar em “Abrir processos” do lado superior direito da tela. Neste passo é necessário confirmar suas informações e informar se o processo será aberto para você ou para um terceiro. Esta opção está disponível no caso de profissionais, como arquitetos e engenheiros, precisarem fazer esse serviço para seus clientes. Em ambos os casos será necessário preencher informações como tipo de processo, assunto e anexar os documentos necessários, o que também poderá ser feito pelo portal.

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