Foi inaugurado na tarde deste sábado, 4/05, no Jardim Pinhal, o Instituto Serginho 10, projeto social do atleta considerado um dos maiores líberos da história do voleibol mundial, dono de dois ouros e duas pratas olímpicas, e que atuou pelo Corinthians-Guarulhos nas duas últimas Superligas.
Serginho nunca escondeu o carinho que tem por Guarulhos, cidade na qual iniciou sua carreira, ainda garoto. “Eu escolhi Guarulhos para sediar o instituto porque foi a cidade que matou a minha fome, cara. Quando eu cheguei aqui em 1993 eu jogava por um prato de macarrão lá na Casa do Atleta, pertinho da Alameda Yayá. Por isso quis que fosse aqui. Para retribuir tudo o que a cidade me deu”, disse o ex-líbero da Seleção Brasileira ao GuarulhosWeb.
O Instituto Serginho 10 vai usar o voleibol como ferramenta de inclusão social. O projeto tem capacidade para o atendimento de mais de 1.000 pessoas, numa carga horária de 336 horas/aula por mês e curadoria do próprio Serginho. “Isso aqui não é meu. É dos nossos filhos. Das crianças e adolescentes da cidade. Mais do que sair daqui um novo Serginho, um novo Giba, quero que saiam daqui pessoas melhores, que aprendam sobre cidadania e sejam o orgulho de suas famílias”, apontou.
O evento de inauguração foi emocionante. Amigos do atleta e patrocinadores do projeto lotaram o ginásio, que foi reformado em aproximadamente 6 meses (era o antigo Mansão Danças, na Avenida Tiradentes). O ponto alto foi quando Serginho, durante a solenidade, teve o discurso interrompido por Carmem Silvia, sua primeira treinadora. “É muito emocionante. O Serginho está retribuindo tudo o que recebeu do voleibol. Ele acredita que neste local, assim como foi com ele, várias crianças podem ser salvas por meio do esporte”, disse a professora de Educação Física.
Na sequência, a entrada dos três filhos levou Serginho às lágrimas.
Apoio
Estiveram presentes à inauguração do Instituto Serginho 10 o prefeito Guti e representantes da Construtora Cavazani (responsável pela obra) e da BV marca de varejo do Banco Votorantim.
Guti falou sobre o acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura e o instituto, para o atendimento de crianças. E o diretor executivo do Banco Votorantim, Gabriel Ferreira, comentou sobre o projeto BV Esportes, que apoia iniciativas com a de Serginho.
“Nós damos apoio financeiro e de gestão para a concepção dos projetos e os dois primeiros anos de funcionamento, até que eles consigam andar sozinhos. Além desse projeto do Serginho, estamos apoiando também outros do ex-judoca Flávio Canto, da ex-atleta de vôlei Ana Mozer, do ex-jogador de basquete Marcelinho Machado e do skatista Bob Burnquist, entre outros”, explicou Ferreira.
“Eu sempre quis fazer isso. Sempre tive essa ideia. Mas é muito difícil fazer sozinho, nos padrões que eu queria. Colocar essa molecada para jogar em um piso que é o melhor, uma estrutura bacana. Eu não conseguiria sozinho. Por isso sou grato a todos esses parceiros pelo dia de hoje”, completou Serginho.