Saúde

Guarulhos não atinge meta de vacinar 95% das crianças contra pólio durante campanha

Cerca de 78 mil crianças foram imunizadas, o que representa somente 81,33% do total

A primeira fase da campanha contra paralisia infantil, ou poliomielite, realizada no último sábado, não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças. Ao mesmo tempo, Guarulhos também participou da vacinação contra sarampo.

Segundo a Secretaria da Saúde, foram vacinadas na cidade 78.032 crianças menores de cinco anos contra a poliomielite, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 81,33%. Em relação ao sarampo, 64.675 crianças na faixa etária entre um ano a menores de sete, o que equivale a uma cobertura de 57,11%, receberam a vacina.

A meta da campanha é vacinar pelo menos 95% das crianças, ou seja, imunizar 91.152 crianças contra a poliomielite e 113.246 crianças contra o sarampo. A campanha prossegue até o próximo dia 1º em todo o Brasil, uma vez que nenhum estado da federação atingiu a cobertura de 95%.

Em Guarulhos, é importante chamar a atenção dos pais para levarem os filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente as crianças na faixa etária de seis anos, uma vez que foi o segmento com menor cobertura contra o sarampo, de acordo com a Secretaria da Saúde.

No dia 13 de agosto, durante a segunda fase da campanha contra a paralisia infantil, os responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a poliomielite.

Posso ajudar?