Cidades

Guarulhos não paga água a Sabesp há quase 30 anos, informa companhia estadual

Responsável pelo abastecimento de 87% do consumo de água da cidade de Guarulhos, a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) confirmou ao GuarulhosWeb que existe inadimplência por parte da Prefeitura de Guarulhos desde 1996, criada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), pelos serviços prestados. A dívida do município com a empresa de capital misto é de R$ 2,25 bilhões.
 
A Sabesp também informa que tentou negociar de forma extrajudicial a dívida com a administração local, porém, sem êxito algum. Não havendo acordo com o Poder Executivo, a empresa entrou com ações judiciais para recebimento dos valores não pagos desde o governo de Vicentino Papotto (PMDB).
 
A companhia esclarece ainda que não há previsão de corte no fornecimento por causa da inadimplência da prefeitura. A Sabesp aguarda a decisão da Justiça, que já deu ganho de causa à companhia por motivo semelhante em relação a Diadema. Cabe ressaltar que o Saae cobra a tarifa dos moradores de Guarulhos pela água fornecida, mas não paga a Sabesp por isso. 
 
Ou seja, os guarulhenses asseguram à prefeitura o recurso para pagamento pela água recebida. Cabe à prefeitura explicar por que o dinheiro da população não é usado para esse fim, gerando uma dívida bilionária que, no final das contas, também terá de ser paga pelos moradores.
 
A empresa fornecedora utilizou para explicar o tamanho da dívida existente a construção do novo sistema produtor de água, o São Lourenço, no interior paulista, custará R$ 2,21 bilhões e garantirá mais 4.700 litros de água por segundo. No entanto, a dívida da Prefeitura de Guarulhos é maior do que o custo da obra da Sabesp que vai produzir água para 1,5 milhão de pessoas.
 

Posso ajudar?