Esportes

GUARULHOS NAS OLIMPÍADAS – Cidade será a porta de entrada do mundo para o Brasil

A 36ª edição dos Jogos Olímpicos será na cidade do Rio de Janeiro, porém, Guarulhos será a principal porta de entrada de turistas e atletas de todo o mundo, por meio do Aeroporto Internacional localizado aqui. A estimativa é de que o fluxo de passageiros aumente no período olímpico em até 40%. Atualmente passam pelo equipamento de transporte aéreo cerca de 110 mil usuários diariamente. A partir do próximo domingo, 17, este número pode saltar para quase 160 mil.
 
“O time de Guarulhos já está pronto para receber as Olímpiadas, inclusive na parte de Logística, na parte de segurança e infraestrutura aeroportuária. A comunicação e a parte de relação com os órgãos que aqui trabalham (Polícia Federal, Anac, Rio 2016, Anvisa, entre outros) com o controle do espaço aéreo e terrestre pela Polícia Rodoviária Federal. Estamos nos preparando desde o encerramento da Copa do Mundo”, declarou o diretor-adjunto de operações da GRU Airport, Antônio Montano.
 
O País irá receber para as Olimpíadas mais de 200 delegações e 15 mil atletas. Deste montante, dez (entre elas a China, que vem com 500 componentes) estarão alojadas na cidade de São Paulo e outras na Grande São Paulo. De acordo com estimativas da GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto, aproximadamente 6 mil atletas devem desembarcar em Guarulhos. Para atender esta demanda, a empresa gestora disponibilizará 670 colaboradores.
 
“É importante ressaltar que a segurança é feita basicamente através de parcerias, de treinamentos e de tecnologia. A Base Área é um suporte fundamental para o recebimento de certas delegações, inclusive, pelo nível de segurança dessas delegações. Haverá um aumento intenso nas atividades em virtude do fluxo de passageiros e de delegações que por aqui vão passar”, explicou o responsável pela segurança do Aeroporto, Carlos Schmid.
 
Outra novidade apresentada pela GRU Airport foi a sinalização particular voltada para integrantes da Rio 2016. Atletas ou profissionais de suporte técnico poderão se orientar, através, de uma linha destacada no chão pela cor roxa para chegar até ás áreas especificas destinadas a eles para realizarem os devidos procedimentos de embarque e desembarque com maior agilidade, além da criação da zona mista para imprensa nacional e internacional.
 
 
“Durante os jogos estaremos coordenando uma operação para melhoria no atendimento dos passageiros na segurança aeroportuária do Aeroporto de Guarulhos. Essa operação terá início no dia 25 de julho e se encerra em 25 de setembro. O objetivo desta operação é de atendimento aos passageiros e atletas e melhoria no controle migratório”, encerrou o chefe de delegacia especial da Polícia Federal, Marcelo Ivo, que também revelou a quantia de 5 mil policiais em toda operação no País para os Jogos Olímpicos.

Posso ajudar?