Rebeca Andrade, de 17 anos, ginasta descoberta aos 5 anos de idade na escolinha de Ginástica Artística da Prefeitura de Guarulhos, no Ginásio Municipal Bonifácio Cardoso, Gopoúva, compete neste domingo (7), representando a ginástica artística brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As apresentações da etapa classificatória terão início às 9h45, e serão realizadas na Arena Olímpica, na Barra da Tijuca.
Especialista em solo, Rebeca promete fortes emoções nesta Olimpíada, com uma variação do tsukahara (mortal com uma pirueta e meia), movimento que pode ser batizado com o seu sobrenome se for homologado no código de pontuação pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (4) aos árbitros da competição.
“Rebeca treinou em Guarulhos até os 11 anos de idade. Desde o início, já percebemos seu potencial diferenciado e estamos muito felizes e orgulhosos por termos proporcionado a ela um bom trabalho de base. Torcemos muito por seu sucesso e o de toda a Seleção Brasileira de Ginástica Artística nesta Olimpíada”, diz o professor Osmar Fagundes Júnior, que foi um dos treinadores de Rebeca.
Títulos
Competindo com ginastas já consagradas, como Jade Barbosa e Daniele Hypólito, em 2012, Rebeca Andrade foi campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística. Em 2015, na Copa do Mundo de Ginástica, em Ljubljana, Eslovênia, a ginasta conquistou a medalha de bronze nas paralelas assimétricas.
Antena Paulista
Neste domingo (7), a história de Rebeca Andrade e o trabalho desenvolvido na escolinha de ginástica artística da Prefeitura de Guarulhos serão apresentados no programa Antena Paulista (TV Globo), a partir das 7 horas, ou no link https://globoplay.globo.com/antena-paulista/p/3700/