Esportes

GUARULHOS NAS OLIMPÍADAS – Guarulhenses do handebol se despendem da Rio 2016

Não foi dessa vez que o handebol brasileiro conseguiu conquistar de forma inédita uma medalha olímpica. Tanto a equipe feminina quanto a masculina deram adeus a essa possibilidade ao serem eliminadas na fase quartas de final dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por Holanda e França, respectivamente. Entre as mulheres Guarulhos esteve representado pela armadora Francielle Rocha, que defende o time da cidade, e no masculino com Lucas Cândido.
 
Aliás, o time do técnico espanhol Jordi Ribera alcançou pela primeira vez na história dos Jogos a fase quartas de final. No entanto, o feito não foi suficiente para superar a França, uma das potências mundiais nesta modalidade esportiva. Os franceses superaram os brasileiros na manhã desta quarta-feira, 17, na Arena do Futuro, pelo placar de 34 a 27. Na semifinal os europeus encaram o vencedor de Alemanha e Qatar.
 
Os representantes brasileiros chegaram até esta etapa das Olimpíadas depois de encerrar a fase de classificação na terceira colocação do grupo B com 5 pontos conquistados em 5 jogos realizados. O retrospecto apontou duas vitórias, um empate e duas derrotas. Já no feminino, as comandadas do dinamarquês Morten Soubak terminaram na liderança isolada do grupo A com 8 pontos. Foram quatro vitórias e apenas uma derrota.
 
Na etapa de quartas de finais, a Seleção Brasileira levava certo favoritismo sobre as holandesas, que garantiram seu ingresso nesta fase após terminarem a fase preliminar na quarta posição do grupo B com 4 pontos. Contudo, esta perspectiva não se confirmou em quadra e o Brasil acabou eliminado na mesma fase que na última edição dos Jogos realizado em Londres no ano de 2012. Ou seja, entre as oito melhores seleções do planeta. A Holanda encara a França na semifinal.
 
Nesta modalidade, Guarulhos esteve representado pela armadora Francielle Rocha, que atua pelo time da cidade, e Lucas Cândido, que joga pelo Taubaté. Apesar de não serem titulares absolutos dos respectivos selecionados, ambos participaram de alguns jogos da seleção na Rio 2016. Francielle anotou três gols na competição, enquanto Cândido não teve a oportunidade de festejar qualquer gol nas Arenas Cariocas do Parque Olímpico. 

Posso ajudar?