Em entrevista ao GuarulhosWeb, o secretário de Esportes, Eduardo Silva, conhecido como Dudu, afirmou que a realização dos Jogos Olímpicos no País e a passagem da Tocha Olímpica em Guarulhos pouco ou quase nada contribuíram para a evolução do esporte municipal. Ele usou como justificativa para receber benefícios, que segundo ele eram esperados, o número de atletas revelados ou que usaram estruturas de Guarulhos que estarão no Rio de Janeiro daqui 29 dias.
“Estamos passando por um momento difícil e achamos que essa Olimpíada poderia trazer algum benefício, mas infelizmente tenho que dizer que não trouxe nada. É lamentável. Não veio um equipamento. A Tocha vai passar pela cidade, é legal o símbolo de unir os povos, mas efetivamente a gente não conseguiu trazer nada. Se começarmos a falar aqui, realmente no esporte Guarulhos vai bem demais, até por que temos grandes nomes”, declarou Silva.
Além de lamentar a ausência de benefícios, o dirigente criticou a forma de avaliação da concessão dos mesmos. Ele entende que a prioridade a estas benesses ofertadas a princípio de Ministério do Esporte, deveria levar em consideração aspectos como políticas voltadas para a inserção esportiva e revelação de esportistas. Ele defendeu que Guarulhos, conhecida nos anos 90 como ‘Capital do Esporte’, poderia receber maior atenção do poder público.
“O Comitê mandou equipamentos para Amapá, nada contra, são cidades que não tem relação alguma com qualquer modalidade. Estávamos atrás de vários equipamentos para a ginástica artística, mas não vieram. Eles deveriam olhar melhor para aquelas cidades que tem realmente alguma referência naquele esporte ou melhorar a estrutura. Quantos atletas treinaram e saíram daqui?”, criticou Silva.
Em contrapartida, Eduardo aponta modalidades em que a cidade, de acordo com ele, apresenta algum destaque e que estarão representando o município nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que está previsto para começar no dia 05 do mês seguinte. Entre elas, ele enalteceu o desempenho da ginástica artística, que revelou Rebeca Andrade, e a campanha das equipes feminina e masculina de handebol. O mandatário daquela Pasta também destacou a presença de profissionais orientadores que estarão na Rio 2016.
“Nós aqui somos referência em ginástica artística, que foi campeã brasileira na modalidade, no handebol, enfim. Guarulhos é um celeiro de jogadores. A gente consegue em pouco tempo dizer o que conseguimos e quantos atletas revelamos. No atletismo, o nosso treinador Neilton foi chamado para as Olimpíadas assim como a nossa professora de ginástica artística, a Mônica dos Anjos”, concluiu.