Guarulhos reafirmou sua força econômica ao garantir a 10ª posição no ranking de participação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios Brasileiros em 2023. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (19), a cidade é responsável por 0,9% do PIB nacional, consolidando-se como um dos principais motores da economia do país.
O levantamento revela um alto índice de concentração: apenas dez municípios brasileiros, incluindo Guarulhos, detêm juntos 24,5% (quase um quarto) de toda a riqueza gerada no Brasil. Na lista, a capital paulista lidera com 9,7%, seguida por Rio de Janeiro (3,8%) e Brasília (3,3%).
10 maiores economias do Brasil (PIB)
- São Paulo (SP): 9,7%
- Rio de Janeiro (RJ): 3,8%
- Brasília (DF): 3,3%
- Maricá (RJ): 1,2%
- Belo Horizonte (MG): 1,2%
- Manaus (AM): 1,2%
- Curitiba (PR): 1,1%
- Osasco (SP): 1,1%
- Porto Alegre (RS): 1,0%
- Guarulhos (SP): 0,9%

De acordo com o IBGE, o ano de 2023 foi marcado por um bom desempenho do setor de serviços, o que impulsionou a participação das capitais e de grandes polos industriais e logísticos, como Guarulhos. Somados, os 100 municípios mais ricos do Brasil já representam mais da metade (52,9%) de toda a economia nacional.
Apesar da leve desconcentração econômica observada em anos anteriores, os grandes centros urbanos voltaram a ganhar fôlego, impulsionados pela recuperação de serviços e comércio após os períodos de instabilidade.



