Guarulhos participará da 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP) para alertar as pessoas sobre os perigos do câncer que mais atinge os brasileiros. O atendimento gratuito à população será feito no Complexo Hospitalar Padre Bento, Tranquilidade. A campanha será realizada no dia 26 de novembro, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas das 9h às 15h, ininterruptamente. Os casos suspeitos de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Também estão previstas atividades educativas como aulas expositivas com orientações sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele.
Segundo Hamilton Stolf, dermatologista da Regional São Paulo da SBD e coordenador da campanha no estado de São Paulo, as pessoas de pele e olhos claros ou aquelas que apresentam algum tipo de sinal suspeito na pele, como manchas ou pintas, devem aproveitar esta oportunidade.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) existem as redes de atenção, cabendo à esfera municipal a atenção primária. Já os procedimentos de alta e média complexidade, que incluem o tratamento oncológico, são de responsabilidade do governo do Estado.
De acordo com a Pasta, quando as unidades de Saúde constatam casos de câncer de pele, elas encaminham a documentação do paciente para o Sistema de Regulação Municipal, que providencia o agendamento nos serviços de referência, ou seja, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e no Hospital de Mogi das Cruzes.
O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).