A cidade de Guarulhos, representada pela Coordenadoria de Relações Internacionais, participa da XX Cúpula de Mercocidades, que acontece na cidade de São Paulo de 12 a 14 de novembro com lema “Cidades do futuro, desafios do presente”. O evento destaca questões como meio ambiente, mobilidade urbana, políticas sociais, capacidade produtiva e trabalho decente, desigualdades socioterritoriais e governo aberto.
O coordenador de Relações Internacionais de Guarulhos, Fernando Santomauro, participou na manhã desta quinta-feira (12) da plenária sobre a Agenda 2030, quando discutiu-se qual deve ser a agenda política do Mercosul nos próximos 15 anos. Santomauro propôs a criação de uma agenda própria para as Mercocidades. “As cidades do Mercosul devem estabelecer as metas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), porém essas metas devem atender às realidades locais, definidas regionalmente em ações como, por exemplo, o Orçamento Participativo” diz Fernando.
O encontro será estratégico para a atuação sul-americana na agenda do desenvolvimento sustentável, em busca de cidades mais resilientes e inclusivas. Atualmente, três debates liderados pelas Nações Unidas são cruciais para a construção de um pacto global: Agenda 2030 dos ODS; COP21 (21º Conferência do Clima da Nações Unidas), que acontecerá em Paris ainda este ano; e a Habitat III.
Para Santomauro, a participação de Guarulhos está sendo muito importante nas decisões tomadas nas regiões. “Nossa cidade está ajudando a decidir os rumos que as regiões tomarão nos próximos anos. Estamos estabelecendo metas ambiciosas de inclusão social e desenvolvimento humano”, destacou o coordenador.
Na esfera regional, em associação com a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), a Prefeitura de São Paulo propõe a construção de consensos para a elaboração de uma nova agenda urbana para as metrópoles da América do Sul, como resultado das Conferências das Metrópoles do Sul.
A prioridade das Mercocidades nos próximos anos será encontrar caminhos para vencer desafios de ordem econômica e garantir qualidade de vida nas cidades sul-americanas, além de contribuir com os debates internacionais. Atualmente, a rede reúne governos locais de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru.
Veja a programação completa da XX Cúpula de Mercocidades no site http://cupulamercocidades.prefeitura.sp.gov.br/es/programacion