Cidades

Guarulhos participa de projeto contra tráfico de pessoas e turismo sexual

Um tema em destaque no momento é o tráfico de mulheres e a exploração sexual.

O assunto vem sendo abordado todas as noites na novela Salve Jorge, da TV Globo. Apesar de estar sendo bastante repercutido agora, o problema é antigo e chama a atenção das autoridades há muito tempo. Para Guarulhos a questão é de extrema importância e desde 2011 a Prefeitura participa, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, do projeto "Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo Sexual (ETTS)".

O ETTS é financiado pela Comissão Europeia e coordenado pela Cidade de Gênova (Itália) e tem por finalidade aumentar a conscientização da opinião pública sobre as violações de direitos humanos causadas pelo tráfico de pessoas e turismo sexual, por meio de campanhas que ocorrerão simultaneamente na Itália, Espanha, Romênia, Argentina e Brasil (Guarulhos, Fortaleza e Salvador), contando com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos.

Levando em consideração as especificidades de Guarulhos – uma das principais rotas para o tráfico internacional de pessoas por sua localização entre as principais rodovias do país, por possuir o maior aeroporto da América do Sul e as atuais políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas -, a Coordenadoria de Relações Internacionais, gerenciadora do projeto, criou um Grupo Intersetorial formado pelas principais secretarias e coordenadorias (Comunicação, Assistência Social, Segurança Pública, Mulher, Igualdade Racial, Aeroportuários, Departamento de Turismo e Assessoria Municipal de Assuntos da Diversidade Sexual-Amads), para discutir os temas e desenvolver cada qual ações correlatas às suas respectivas pastas.

Com o intuito de alertar a população, campanhas foram criadas para dar maior visibilidade ao fenômeno "tráfico de pessoas", discutindo e propondo estratégias para o seu enfrentamento, em conjunto com os setores governamentais direta e indiretamente relacionados, as ONG que trabalham na promoção dos direitos humanos, as universidades que geram conhecimento, assim como a sensibilização da opinião pública em geral, especialmente no âmbito da prevenção às potenciais vítimas e no trade turístico.

Uma das ações criadas em Guarulhos foi uma parceria com o Saae e a Proguaru, para a inserção da mensagem "Tráfico de Pessoas, Exploração Sexual e Turismo Sexual são Crimes. O Silêncio nos faz Cúmplices. Denuncie: Disque 100 e 180" nos holerites dos agentes públicos municipais e nas contas de água dos domicílios da cidade, alcançando mais de 400 mil pessoas. O Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos também terá espaço especial para divulgação da mensagem, já que recebe todos os dias milhares de visitantes e turistas.

Posso ajudar?