Saúde

Guarulhos participará do programa Academia da Saúde

Município receberá alguns dos 4 mil pólos do programa de combate ao sedentarismo Ministério da Saúde

A cidade de Guarulhos vai sediar algumas unidades dos 4 mil pólos do programa Academia da Saúde, até 2014. A ação do Ministério da Saúde visa modificar o quadro de sedentarismo e sobrepeso do brasileiro.

O órgão publicou na última segunda-feira, no Diário Oficial da União, duas portarias que permitem a adesão e destino de recursos aos municípios interessados. Segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, a cidade irá aderir ao programa federal, até mesmo porque já desenvolve práticas de exercícios físicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A portaria define que os municípios receberão R$ 180 mil por unidade para a construção de pólos de Academia da Saúde. Com esse recurso será custeada a construção de espaços físicos e aquisição de equipamentos. Os custos adicionais poderão ser complementados pelos estados e municípios.

Todas as UBS do município realizam atividades físicas, inclusive, com a presença de educadores físicos. Mas, nem todas as unidades têm espaço disponível para as aulas e, nestes casos, os exercícios são realizados em outros locais da comunidade, como praças e parques. De acordo com a Secretaria, a adesão do programa Academia da Saúde irá fortalecer e ampliar as ações na cidade. No momento, a pasta está elaborando o projeto, que irá definir quantos pólos deverão ser implantados em Guarulhos.

A Academia da Saúde, além de oferecer orientações sobre atividades físicas, de segurança e de educação alimentar e nutricional, vai proporcionar à população a prática de ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga, tai chi chuan e atividades artísticas como teatro, música, pintura e artesanato. Os exercícios serão orientados por profissionais capacitados.

Posso ajudar?