Cidades

Guarulhos pode perder verbas para a saúde por não cumprir prazo

Guarulhos é um dos municípios de São Paulo que não conseguirão cumprir o cronograma do Ministério da Saúde que determinou que todas as cidades devem enviar eletronicamente as informações dos pacientes que passam pela rede de saúde municipal até dia 10 de dezembro. Das 68 unidades básicas de saúde, apenas quatro já estão com o prontuário eletrônico funcionando, segundo apontou reportagem exibida pelo SPTV. 
 
Quem não enviar eletronicamente o histórico, resultados dos exames e remédios retirados pelos pacientes até o próximo dia 10 corre o risco de ter as verbas enviadas pelo ministério da Saúde cortados, entre eles valores referentes aos programas de saúde da família e nas escolas. Porém, segundo a reportagem, poucas UBSs de Guarulhos se adequaram ao novo sistema exigido pelo Ministério da Saúde. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos informou à emissora que o prontuário já foi implantado em 44 unidades, mas ainda não começou a funcionar por falta de equipamentos – como computadores. Por enquanto, Guarulhos só envia dados básicos para o Ministério, como número de atendimentos. 
 
Paulo Alexandre de Moraes, técnico de atenção básica da Secretaria Municipal de Guarulhos, informou que Guarulhos está atuando junto ao governo federal para não perder recursos. “O Ministério da Saúde abriu a possibilidade da justificativa, de todos os esforços que o município está realizando, Aí entrar em contato, documentar isso por ofício e mostrar as nossas dificuldades pro ministério. Diante disso a gente acredita não haver uma possibilidade de perda de dinheiro", afirmou Moraes. 
 
No Estado de São Paulo, menos da metade das 3.013 unidades básicas já usa o sistema eletrônico, que permite enviar as informações dos pacientes para Brasília. 
 

Posso ajudar?