Cidades

Guarulhos possui 501 espécies da fauna silvestre

É o que mostra levantamento divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente

Guarulhos possui 501 espécies da fauna silvestre espalhadas na cidade. É o que mostra levantamento divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente. Segundo o secretário da Pasta, Alexandre Kise, a lista faz parte do programa Guarulhos Biodiversidade – que tem por objetivo reconhecer a diversidade da fauna e flora locais.

A lista, dividida em sete grupos, foi divulgada na última terça-feira no Diário Oficial do Município (DOM) e reúne espécies de dois   grupos de invertebrados e cinco de vertebrados. Ao todo, são registrados 54 da classe dos aracnídeos (aranhas, opiliões e escorpiões) e 41 da classe lepidópteros (borboletas) dentre os animais invertebrados.

Já no caso dos vertebrados, três espécies são registradas da classe Osteichthyes (peixes ósseos), 24 da classe Amphibia (anfíbios), 55 da classe Reptilia (répteis), 261 da classe Aves e 63 da classe Mammalia (mamíferos).

Além disto, há o apontamento de 35 espécies da fauna silvestre brasileira ameaçadas de extinção no município. A onça suçuarana, o gato do mato pequeno, a jaguatirica, o sagui da serra escuro, ave pixoxó e o urubu rei são alguns exemplos de animais encontrados na cidade que estão ameaçados.

Segundo Kise, o trabalho para levantar as espécies durou mais de quatro anos e reuniu técnicos do Zoológico, parceiras com universidades das cidades, equipes do Butantã e o Instituto Chico Mendes Biologia (ICMBio) para realizar os trabalhos. "Encontramos as espécies através de armadilhas fotográficas, pegadas de animais e depoimentos de moradores", conta o secretário.

Posso ajudar?