Saúde

Guarulhos promove palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência  

A Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu na quinta (15) e sexta-feira (16) palestras para estudantes do ensino médio sobre a prevenção da gravidez na adolescência e formas de evitar o álcool e a outras drogas, realizadas em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) na sede da instituição, no Jardim Adriana.

A ação integra o calendário do Fevereiro Pink do programa Movimenta Saúde, cujo eixo se configura como uma importante ferramenta para a promoção da saúde em Guarulhos por meio de atividades pautada em diretrizes do Ministério da Saúde e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Segundo dados do Sistema Único de Saúde, por hora nascem 44 bebês de mães adolescentes no país e, de acordo com a média nacional, a cada sete bebês que nascem um é de mãe adolescente.

Nesse cenário, diversos fatores contribuem para a ocorrência da gravidez na adolescência: educação sexual ausente ou ineficaz, dificuldade e/ou acesso inadequado a métodos contraceptivos, aspectos socioculturais, influência do grupo de pares, falta de objetivos e situações de violência.

Miruna Melo, responsável pela área temática da Rede Cegonha da Secretaria da Saúde, destaca que “é necessário pensar, conscientizar e promover ações educativas sistemáticas junto aos adolescentes, fornecendo orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, ampliando assim as oportunidades de diálogo e a autonomia desses adolescentes. A informação é um importante protagonista na discussão de um tema tão delicado”, afirma.

Posso ajudar?