A Prefeitura, através daSecretaria de Transportes e Trânsito (STT), realizará o 2º Seminário de Segurança Viária, no próximo dia 11, de dezembro, das 8h às 17h, no Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato, 734. No contexto da “Década Mundial deAções para a Segurança no Trânsito – 2011/2020”, lançada pela ONU (Organizaçãodas Nações Unidas) e com o tema “Desenvolvimento Urbano na Segurança Viária das Grandes Cidades”, o evento busca reforçar conceitos que sustentem as açõespúblicas e da sociedade civil.
ASTT apresentará as ações firmadas no 1ª Seminário realizado em 2011, quando se discutiua importância da atuação conjunta dos mais diversos setores envolvidos nas ocorrências de trânsito, tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal, tendo em vista que a taxa de mortalidade no trânsito cresce e se torna um tema que preocupa cada vez mais a sociedade e governantes no Brasil. Tais ações foram consignadas no Termo de Compromisso de Segurança Viária.
Haverá também a realização de um debate sobre a importância de se intensificar as ações de educação, engenharia e fiscalização de trânsito em um cenário de integração e articulação dos órgãos públicos. O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas pelo internet no seguinte endereço: eventos.guarulhos.sp.gov.br
“Nossa cidade está estrategicamente situada, sendo cortada por quatro importantes rodovias, além do Aeroporto Internacional de Cumbica, o maior da América do Sul, tendo o maior terminal de cargas do país. Portanto, é de extrema importância tratar de forma conjunta os problemas do trânsito, que dizem respeito a todos, desde autoridades governamentais, esferas policiais, agentes de fiscalização,motoristas, pedestres, enfim, todos os cidadãos”, afirma o secretário Atílio
Segundo ele,todos os programas de prevenção devem ser articulados, criando sinergia para potencializar os resultados, com os custos diluídos entre os envolvidos.
Estarão presentes ao evento, o prefeito Sebastião Almeida, o vice Carlos Derman, o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, o diretor do Ministério doPlanejamento, Roberto Garibe, e representantes do Legislativo Municipal,Estadual e Federal, das Agências de Transportes, como ANTT (Agência Nacional deTransportes Terrestres), ARTESP ( Agência de Transportes do Estado de SãoPaulo), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), DERSA, além deautoridades do setor de segurança, como da Delegacia Seccional de Polícia deGuarulhos, das Polícias Federal, Rodoviária e Estadual.