Cidades

Guarulhos realiza a Semana Municipal da Pessoa Idosa

Em Guarulhos são 102 mil idosos,o que equivale a 8,3% da população, de 1,3 milhão de habitantes
No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data criada em 2003 pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo principal de mostrar a situação do idoso na sociedade e desta forma gerar a discussão sobre os direitos garantidos à população da 3ª idade. Em Guarulhos são 102 mil,o que equivale a 8,3% da população, de 1,3 milhão de habitantes.

Mesmo a Prefeitura custeando algumas vagas em asilos, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa junto com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Idoso (Ceresi), realiza cursos de orientação para os cuidadores de idosos entenderem o processo de envelhecimento, sem precisarem colocá-los em um asilo.

"Hoje o papel do Conselho é internalizar a questão do envelhecimento. Vemos que as famílias, as pessoas, enfim ninguém sabe lidar, não tem paciência, e principalmente não existe um respeito com o idoso. Por isso, realizamos aconselhamentos e preparamos as pessoas para que aja um envelhecimento saudável e feliz", disse a presidente do Conselho Municipal, Lídia Magalhães Argoso.

E em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado oficialmente em 1º de outubro, acontece a 14ª semana municipal da pessoa Idosa. Somente na abertura, realizada, ontem, no Teatro Adamastor – Centro, mais de 700 pessoas participaram da cerimônia. Ao longo da semana as atividades incluem sessões de massagem e de cinema, aulas de dança, teste de memória, palestras, avaliação bucal e nutricional, apresentações teatrais e de música, dia da beleza, ginástica, yoga, alongamento, passeios, caminhada, atividades corporais, dança cigana, de salão e do ventre, coral e baile de máscaras.

Posso ajudar?