A Coordenadoria de Igualdade Racial realizará na próxima sexta-feira (27), às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo) o "Década Internacional dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento". O evento é aberto a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia e ao final da atividade será fornecido certificado aos participantes.
O Brasil tornou-se uma das maiores economias do mundo, porém as desigualdades de raça e gênero ainda são alarmantes. A população negra tem acesso limitado à educação de qualidade, serviços de saúde, moradia e segurança. São com frequência vítimas de discriminação perante a Justiça, enfrentam alarmantes índices de violência policial e discriminação racial.
Considerando ser necessário compromissos dos governos para reverter este quadro, a Assembléia Geral da ONU proclamou a resolução 68/237, que instituiu a Década dos Afrodescendentes – de 1° de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 – com o intuito de reforçar a adoção de medidas corretivas dessa situação e também com o objetivo de promover um maior conhecimento a respeito da diversidade da raça e das culturas.
Palestrantes
Edna Maria Santos Roland- coordenadora da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos, Grupo de Especialistas Eminentes das Nações Unidas.
Bel Santos Mayer – educadora com especialização em pedagogia social pela Universidade Salesiana de Roma. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac. É assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
Airton Edno Ribeiro – coronel da Polícia Militar, professor da Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências e Humanidades da USP, mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela PMESP (2003); mestre em Educação e Relações Étnico-raciais, pela UFCAR (2009).