Cidades

Guarulhos recebe 55 mil euros para desenvolver agricultura urbana

Financiamento internacional vem da Rede Mercocidades e União Europeia

O projeto "Guarulhos Semeando o Futuro", do município, foi selecionado para receber um financiamento inicial de 55 mil euros do projeto IN (Inovação e Coesão Social: Capacitação Metodológica e Visibilidade de Boas Práticas), da Rede Mercocidades, com co-financiamento da União Europeia.

O investimento será destinado a intercâmbios técnicos na área de agricultura urbana com as cidades de Rosário (Argentina) e Belo Horizonte (MG), que têm reconhecida experiência sobre o tema. Durante dois anos, mulheres chefes de família e gestores públicos serão capacitados para trabalhar no setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura urbana como política pública de geração de renda e luta conta a pobreza.

A proposta de Guarulhos foi escolhida entre 29 iniciativas formuladas durante dois anos de capacitação do projeto IN, oriundos de municípios e organizações da sociedade civil de todo o Mercosul. Na fase final, o projeto guarulhense venceu as propostas da cidade argentina de Neuquén, sobre desenvolvimento turístico e econômico, e da organização social boliviana Centro de Estudios y Apoyo al Desarollo Local de El Alto, que trata de construção de políticas públicas para mulheres jovens daquele país.

Apesar de não terem sido selecionadas para o financiamento, as duas outras iniciativas serão acompanhadas em forma de incubadora, com o propósito de que sejam aprofundadas para que passem a ser financiadas no futuro.

 

 

 

Posso ajudar?