O conjunto de ações da Prefeitura de Guarulhos voltadas à mobilidade urbana, como o projeto Urbanismo Tático e o Plano de Segurança Viária, renderam ao município o certificado de cidade destaque durante o 3°Seminário em Rede e a XIII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, promovido pela WRI Brasil nos dias 28 e 29 de novembro na cidade de Campinas.
O projeto de Urbanismo Tático, que foi implantado na praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão, faz parte do sistema de Ruas Completas, idealizado pela Iniciativa Bloomberg e pela WRI Brasil, que tem por objetivo mostrar como é possível a convivência harmoniosa entre motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e transporte público.
Já o desenvolvimento do Plano de Segurança Viária de Guarulhos foi tema da palestra ministrada pela servidora e integrante do Observatório de Segurança Viária, a arquiteta Gláucia Varandas, no segundo dia do seminário.
Guarulhos ainda foi representada pela gestora da Escola de Mobilidade Urbana Layla Fordelone e pela arquiteta da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, Glaucia Dal Secco.
Seminário
O 3°Seminário em Rede e a XIII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus debateu ações para a melhoria da qualidade do transporte público com foco no cliente e as iniciativas voltadas para a implantação de ruas completas.
No primeiro dia do encontro os participantes compartilharam experiências de sucesso para o alcance da meta de segurança viária proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para as cidades de Fortaleza e Salvador, que reduziram em 50% o número de óbitos e vítimas com lesões causados por acidentes no trânsito.
A organização do seminário promoveu a visita técnica ao corredor do BRT de Campinas e aos projetos Urbanismo Tático e Abrigo Amigo, um totem digital que foi implantado pela administração do município do interior paulista nos abrigos de ônibus que possibilita aos usuários que aguardam pelo transporte a interação com uma atendente, seja para companhia ou para realizar uma denúncia. A ferramenta funciona entre 20h e 5h e tem por objetivo minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público, em especial as mulheres.