Guarulhos recebe de 9 a 12 de novembro, curso de capacitação em iniciação do esporte paralímpico. A iniciativa, parceria da Faculdade Anhanguera com a Academia Paralimpica Brasileira, visa preparar professores e alunos do curso de Educação Física, árbitros, representantes de escolas públicas e particulares, e entidades ligadas ao segmento a fim de aumentar o índice de atletas de alto rendimento na modalidade.
Segundo o coordenador do curso de Educação Física da instituição, Luciano Marotto, faltam profissionais preparados para atuar em modalidades como bocha paralímpica, goalboll e vôlei sentado. “Temos grupos dedicados para as modalidades na instituição, em parceria com o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento a Pessoa com Deficiência de Guarulhos (NADPD) e do Projeto Nova Geração de Bocha/Clube Paradesportivo Superação. O objetivo é de divulgar as modalidades esportivas e iniciar a formação de atletas. Para isso, precisamos contar com a participação de parceiros que atuem nessa área”, explica.
O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Os interessados em obter a programação completa e realizar inscrição podem acessar o link: http://goo.gl/forms/f8ZnEmQ0kE e preencher um breve cadastro.
Conheça alguns esportes paralímpicos:
Bocha paraolímpica
O jogo de bocha adaptado é voltado para pessoas com paralisia cerebral com alto grau de comprometimento motor nos quatro membros e usuários de cadeira de rodas, porém pessoas com outras necessidades especiais como distrofia muscular progressiva ou acometidos por acidente vascular encefálicos também podem participar. A prática da bocha contribui para a melhoria na força e resistência muscular global e manutenção e promoção da saúde e condição física.
Vôlei sentado
O vôlei sentado é praticado por atletas com amputação de membros inferiores, lesão na coluna vertebral ou outras deficiências locomotoras que impedem a prática do vôlei comum. É o caso de Gizele Costa Dias, que praticou o esporte por 25 anos até descobrir uma doença crônica no joelho. Gizele é uma das jogadoras da seleção brasileira que treinam na Anhanguera de Guarulhos e que inspira alunos, professores e atletas.
Goalboll
O goalboll foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. É um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola, com as mãos, no gol do adversário.
Serviço
Curso de capacitação em iniciação do esporte paralímpico
Datas: 9 a 12 de novembro
Horário: das 8h às 18h
Local: Faculdade Anhanguera de Guarulhos – Campus I
Rua do Rosário, 300 – Centro – Guarulhos/SP
Inscrições: http://goo.gl/forms/f8ZnEmQ0kE
Entrada gratuita