Esportes

Guarulhos recebe grandes nomes da ginástica na etapa do brasileiro

Ginásio Paschoal Thomeo será palco do evento a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, dia 28, até dia 31, grandes nomes da ginástica brasileira como Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Lais Souza, Mosiah Rodrigues, Victor Rosa, Arthur Zanetti, dos irmãos Daniele, Diego Hypólito e mais 150 atletas de 35 clubes de todo o País estarão em Guarulhos, no Ginásio Paschoal Thomeo, participando do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e Rítmica e também a II Etapa do Circuito Caixa.

A competição definirá vagas para as Seleções Brasileiras de Ginástica Artística Feminina Infantil e Juvenil, que disputarão o Campeonato Sul-Americano, de 15 a 19 de setembro, em Cúcuta, na Colômbia.

No primeiro dia de competições, quinta-feira, acontece as disputas de ginástica rítmica logo após a cerimônia de abertura, marcada para as 19h30. Já nos dias 29 3 30 (sexta e sábado) será a vez dos atletas da ginástica artística masculina e feminina se apresentarem. No domingo, dia 31, o campeonato chega ao fim com a II Etapa do Circuito Caixa 2011.

Entre os destaques da competição, o bicampeão mundial Diego Hypolito, do Flamengo, que no nacional do ano passado, conquistou três medalhas de ouro, tentará repetir a dose em solo guarulhense. Já sua irmã, Daniele Hypolito, que também conquistou três ouros no ano passado, desta vez tem desafios mais humildes, uma vez que está voltando de lesão no ombro e teve pouco tempo para treinar.

O público de Guarulhos poderá conferir também uma atleta que vem despontando na modalidade. Trata-se de Angélica Kvieczynski, que no último Brasileiro conquistou cinco medalhas de ouro na ginástica rítmica.

Sem equipe profissional, ginastas guarulhenses estão fora da competição

Potência na formação de novos atletas e com uma das melhores infra-estruturas da ginástica brasileira, os ginastas de Guarulhos ficarão de fora da competição nacional, pois a cidade não tem uma equipe profissional. Mesmo tendo um dos mais bem equipados centros de treinamento e formação do Brasil, o Ginásio de Ginástica Artística Bonifácio Cardoso, no Gopoúva, onde já treinaram Daiane dos Santos e Laís, a falta de patrocínio ainda é o maior adversário das revelações. “Infelizmente falta apoio da iniciativa privada para segurarmos os atletas. Fazemos um trabalho de revelação de talentos mas, sem apoio, fica difícil termos uma equipe profissional”, disse Ana Cecília Zarantonelli, coordenadora da ginástica de Guarulhos

Segundo a Secretaria de Esportes, nenhuma adequação teve de ser feita ao Ginásio Paschoal Thomeo, onde será realizada a competição, escolhido pela Confederação Brasileira de ginástica por ter capacidade para oito mil pessoas.

Posso ajudar?