Cidades

Guarulhos recebe mais seis venezuelanos até este sábado

O processo de interiorização de venezuelanos que imigraram para o Brasil chega a sua 24ª etapa. Ao todo, mais 226 pessoas serão transferidas até sábado, 16/02, de Boa Vista, em Roraima, para Guarulhos e outras sete cidades no país: Porto Alegre, Caxias do Sul, Curitiba, Goioerê, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
 
Em agosto de 2018, Guarulhos recebeu o primeiro grupo de 28 venezuelanos, que foram recebidos em uma casa de passagem preparada pela Junta Missões Nacionais (JMN), na região central. 
 
Nesta 24ª etapa, o primeiro voo, pela Força Aérea Brasileira (FAB), fará a primeira parada em Curitiba, onde desembarcam 90 imigrantes. Da capital paranaense, 19 pessoas seguem para Goioerê, no noroeste do estado, e  23 irão para o Rio Grande do Sul, partindo de Canoas, no estado, para os destinos finais: Porto Alegre e Caxias do Sul. Dezesseis deles permanecem na capital gaúcha, e sete ficam no município.
 
De Curitiba, o voo segue para o Rio de Janeiro, onde desembarcam 32 pessoas. Desse total, 21 ficarão abrigadas em dois centros de acolhimento e em 11 em residências de parentes. Os demais se deslocam, em voos distintos, para os aeroportos de Guarulhos, onde serão recebidos no Centro de Defesa dos Direitos Humanos na rua Paulo José Bazzani, no Macedo, e Belo Horizonte.
 
O estado de São Paulo será responsável pelo acolhimento de 24 venezuelanos – 18 na capital. Na capital mineira, ficam 26 pessoas. Um grupo de 11 venezuelanos segue até a cidade de Montes Claros.
 
No sábado, um grupo de 12 pessoas sairá de Boa Vista (RR) rumo a Natal (RN). Da capital potiguar, irão para a cidade de Caicó. Em nota, o governo explica que, nesta fase de interiorização, a maioria dos  transferidos é composta, majoritariamente, por famílias.
 

Posso ajudar?