Construída a partir de depoimentos reais de mulheres do Parque da Luz, a peça, que será apresentada às 16h deste sábado, dia 6, na praça IV Centenário, no Centro de Guarulhos, revela uma tocante realidade de quatro personagens marcadas pelo abandono e pela solidão em busca de um novo começo para suas vidas.
‘Marias da Luz’ é um espetáculo criado pelo Grupo As Graças em 2013, a partir de depoimentos dos frequentadores do Parque da Luz da cidade de São Paulo, que recebeu o reconhecimento da recente premiação da Cooperativa Paulista de Teatro – 2013 pelo “Trabalho Apresentado Em Espaços Não Convencionais”.
O espetáculo esteve em temporada no parque da luz em 2013, circulou por em 12 capitais brasileiras, percorrendo as 5 regiões do país, participou do festival de Londrina, Maringá, Porto Alegre e, cumpre agora, através do PROAC – Circulação, 10 apresentações pelo interior do Estado de São Paulo.
‘Marias da Luz’ é paradoxalmente íntimo e de rua, traz histórias pessoais compartilhadas a céu aberto e encenadas com extrema proximidade do público. Embora tenha sido construído a partir de depoimentos de mulheres frequentadoras do Parque da Luz, em São Paulo, as histórias tão pungentes dessas Marias transcendem o particular e ganham ressonância por onde passam. A situação de abandono, a degradação física e humana, e a difícil condição feminina tratadas no espetáculo saem de retratos de tempos diversos e se fazem presentes hoje.
O público, em cada local de apresentação, acompanha o trajeto poético das quatro personagens: Marivânia (Juliana Gontijo) é mãe, uma mulher que procura a filha Maria, desaparecida no Parque da Luz há muitos anos; Mariana (Daniela Schitini) é uma mulher jovem dos anos 1910, que chega à Estação da Luz para encontrar o noivo que a abandona grávida; Maria Pequena (Eliana Bolanho), uma mulher que trabalha como prostituta no parque, abandonada na infância pela mãe na antiga rodoviária e Marileide/Biguá (Vera Abbud), fotógrafa, uma personagem atemporal, enigmática e cômica que registra e interage com as histórias dessas mulheres.
A escolha do nome ‘Marias da Luz’ deu-se pelo fato de grande parte das mulheres entrevistadas durante o recolhimento de depoimentos se chamarem Maria ou de terem alguém próximo e que faziam parte de suas histórias com o nome de Maria.
Serviço:
Espetáculo ‘Marias da Luz’
Guarulhos
Única apresentação em 06 de junho, sábado, às 16h
Local: Praça IV Centenário – Centro
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Grátis
(em caso de chuva não haverá espetáculo)