Até o final deste mês, 50 novos ônibus começarão a circular pelas principais ruas e avenidas de Guarulhos.
A novidade é que todos os veículos vão ser equipados com portas em ambos os lados, inaugurando uma nova fase do processo de melhoria do sistema de transportes públicos no município. “Esses ônibus vão renovar ainda mais nossa frota, que já é uma das mais novas do Brasil”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida. “As portas dos dois lados vão trazer mais conforto e agilidade ao sistema.”
Na semana passada, Almeida visitou a linha de produção da fábrica onde os ônibus estão sendo produzidos, na cidade de Botucatu. Ele estava acompanhado do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira.
No total, serão investidos R$ 13 milhões com a compra dos 50 veículos, que serão utilizados pela Empresa de Ônibus Guarulhos e pela Empresa de Ônibus Vila Galvão. Esses serão os primeiros veículos com portas dos dois lados a operar dentro do município. “A partir de agora, todas as novas aquisições terão que atender a essas mesmas características”, disse Almeida.
Os novos ônibus são maiores que os utilizados atualmente na cidade, o que significa mais conforto aos usuários. Os veículos têm 13,20 metros de extensão e possuem cinco portas. O diesel usado nos ônibus é padrão Euro V, que é menos poluente do que o combustível usado no passado.
A renovação da frota de ônibus da cidade é uma das medidas implantadas desde 2009 pela Prefeitura para reestruturar o sistema de transportes. O processo foi iniciado com a implantação do Bilhete Único, que gerou economia aos usuários, e prosseguiu com a construção de modernos terminais de ônibus nos Pimentas, no Terminal do Cecap e no São João, além dos terminais intermunicipais no Taboão e no Cecap.
“Estamos trabalhando continuamente para levar cada vez mais melhorias aos usuários de ônibus da cidade”, destacou o prefeito. “Vamos implantar corredores exclusivos de ônibus e colocar mais veículos nas ruas para melhorar a qualidade do serviço e motivar as pessoas da necessidade de deixar o carro na garagem e utilizar o transporte público.”