Cidades

Guarulhos recebe prêmio internacional por investimentos em Saneamento Básico

A experiência exitosa de Guarulhos na área de saneamento básico, mais especificamente na do tratamento dos esgotos, contada pelo prefeito Sebastião Almeida em forma de artigo intitulado “Saneamento Básico é prioridade no Brasil”, rendeu ao município a publicação do texto na revista La Voz de los Alcaldes (segue anexa versão eletrônica), que é realizada pela Rede Metropolis (http://www.metropolis.org/es/mision), uma associação internacional com sede em Barcelona, na Espanha, que reúne as principais cidades e regiões metropolitanas com mais de um milhão de habitantes (hoje são mais de 130 cidades membros). O anúncio dessa premiação foi feito durante o XI Congresso Mundial da Rede Metropolis: “Uma Cidade para todos”, realizado entre os dias 6 e 10 de outubro deste ano na cidade Hyderabad, na Índia (disponível em http://hyderabad2.metropolis.org/es).
 
A revista faz parte do projeto “A Voz dos Prefeitos”, lançado em meio às comemorações dos 30 anos da Rede Metropolis. Um dos objetivos é perpetuar as boas práticas de políticas públicas.
 
A Rede Metropolis, da qual Guarulhos é membro desde 2009 (toda participação internacional do município é de responsabilidade da Coordenadoria de Relações Internacionais, criada em 2005), solicitou que as cidades membros produzissem um artigo contando uma experiência exitosa. Entre as que enviaram o material, Guarulhos foi uma das premiadas com a publicação na revista.
 
Das ações desenvolvidas por Guarulhos, o saneamento básico, cujas intervenções são de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), tem um papel fundamental como Boa Prática de Políticas Públicas. As estações de tratamento de esgoto implantadas legitimaram Guarulhos a ser contemplada como uma das cidades a fazer parte do projeto “A Voz dos Prefeitos”.
 
O artigo do prefeito Sebastião Almeida foi um dos 20 primeiros selecionados para compor uma série de testemunhos vivos, por se tratar de uma experiência que vale a pena relatar e difundir, além de ser o único destacado, até o momento, na área de Saneamento Básico. Confira um dos trechos do texto:
 
“Das milhares de obras executadas desde que assumi a Prefeitura, no início de 2009, tenho uma predileção especial pelas três unidades de tratamento de esgoto construídas em nosso município. Digo isso porque durante anos, e até de maneira injusta, fomos acusados de ser os principais responsáveis pela poluição do Rio Tietê, um dos mais importantes de nosso Estado, e que corta a capital São Paulo. Com ajuda do Governo Federal, primeiro com Lula, e posteriormente com Dilma, gastamos mais de R$ 700 milhões na construção de um sistema que hoje já nos permite tratar até 50% do esgoto coletado em nosso município. Não tenho dúvida de que se trata do maior investimento público na área de Saneamento Básico realizado em nosso país nos últimos anos.”

Posso ajudar?