Ele irá realizar reuniões do projeto "Administração Participativa" e para a instalação de três varas: Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a 3ª Vara do Juizado Especial Cível e a Vara da Infância e da Juventude, Protetiva e Cível da Comarca de Guarulhos.
No "Administração Participativa", iniciativa implementada na atual gestão, o presidente do TJSP visitou todas as Regiões Administrativas Judiciárias do Estado para conhecer de perto as boas práticas e dificuldades de cada local, além de levar informações sobre a administração do Judiciário paulista. Em reuniões com magistrados, servidores e autoridades locais expõe os objetivos alcançados, detalhes de sua gestão e dificuldades encontradas. Enfim, o que foi feito para melhorar a prestação da Justiça em benefício da população.
Às 17h30, serão instaladas as três novas unidades em solenidade que acontece no Salão do Júri do fórum.
Guarulhos possui população estimada de 1,3 milhão de habitantes e a Justiça local está distribuída em sete prédios, com dez varas cíveis, seis criminais, seis da Família e Sucessões, duas do Juizado Especial Cível, uma de Execuções Criminais, uma da Infância e Juventude e duas da Fazenda Pública, além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e uma Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (AAJ). Conta com cerca de mil funcionários, 40 juízes e diariamente circulam pelas dependências dos prédios aproximadamente sete mil pessoas.
Em Guarulhos, de acordo com a estatística mais recente (outubro/2013), estão em andamento 1.050.391 processos e mais de 10 mil novas ações deram entrada no mesmo mês.
A juíza diretora do fórum é Adriana Porto Mendes, que também é responsável pela 3ª Vara Cível. Ela entende que a instalação das novas varas vem ao encontro da demanda crescente da comarca. "A cidade de Guarulhos é muito grande e precisava de atenção especial. Com a instalação de três novas varas, a prestação jurisdicional será mais ágil e atenderá os anseios da população", enfatizou.
Os juízes designados para assumir as novas varas são Leandro Jorge Bitencourt Cano (Vara do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), Iberê de Castro Dias (Vara da Infância e da Juventude, Protetiva e Cível) e Aléssio Martins Gonçalves (3ª Vara do Juizado Especial Cível).
Guarulhos é sede da 44ª Circunscrição Judiciária, à qual também pertencem as comarcas de Mairiporã, Santa Isabel e Arujá. Além disso, integra a 1ª Região Administrativa Judiciária, que tem como sede a Capital.
Serviço: 14 às 15 horas – Conversa informal com os servidores da 44ª Circunscrição Judiciária.
15 às 15h20 – Coletiva de Imprensa
15h20 às 16 horas – Reunião com autoridades locais.
16 às 17 horas – Reunião reservada com os juízes da 44ª Circunscrição Judiciária.
17h30 – Instalação das Varas e entrega de condecoração da Prefeitura (mesma solenidade)
Local: Rua José Maurício, 103 – Centro – Guarulhos/SP