Dois cantores-líricos e um ator apresentam uma ópera cômica. As apresentações – serão duas - gratuitas e abertas a todos, serão em 14 de setembro, sábado. Trata-se, na grande maioria das vezes, do primeiro contato das crianças com a música erudita
Depois da primeira e bem sucedida experiência de levar ópera às escolas da rede estadual de São Paulo, em 2010 – e que possibilitou o contato de cerca de 3 mil crianças e jovens com música erudita – o Ópera na Escola se prepara para sua segunda edição, a partir do próximo dia 18.
Idealizado por Cléia Mangueira e Livia Sabag, realizado pela Tulipa Produções Artísticas, e patrocinado pela Gerdau, o projeto tem programado para 2013 a apresentação em nove cidades, entre a capital paulista e cidades do interior. A Criada Patroa, uma ópera cômica do italiano Giovanni Battista Pergolesi, será levada a Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, Cotia, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Araçariguama, Sorocaba e São Paulo. As apresentações, sempre gratuitas, acontecem no final da manhã ou no começo da tarde.
Em 2010 foram dez escolas atendidas em nove cidades dentro do Programa Escola da Família. O saldo para Cléia Mangueira, que também assina a direção geral do espetáculo, foi extremamente positivo. “Nossa ideia – minha e da Livia Sabag – sempre foi o de oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A ópera nos pareceu muito interessante pelo fato de que a grande maioria dos alunos da rede pública e as comunidades carentes de ações culturais simplesmente não têm acesso à música erudita. Ou porque os espetáculos são caros ou porque, quando não são, não se tem hábito; a ópera não está no cotidiano dessas pessoas e o projeto conta também com proposta pedagógica”.
A Criada Patroa traz a história de Serpina e Vespone, dois criados que trabalham juntos e fazem de tudo para que Uberto, o patrão de ambos, caia de amores pela criada, assim como já aconteceu com ela. No palco, apenas os cantores líricos: Caroline de Comi, Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli. A direção cênica é de Livia Sabag e a direção musical, assinada por Fábio Bezuti.
Para quem quiser assistir, não há necessidade de retirada de bilhete e/ou confirmação com antecedência; basta comparecer à escola nos dias e horários marcados.
Sobre a Tulipa Produções Artísticas
A produtora foi fundada por profissionais que atuam há 18 anos na gestão, administração e produção cultural de médio e grande porte e realiza projetos nas áreas de música erudita, ópera, teatro, cinema e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A Water Bird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et les Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Sobre o Programa Escola da Família
As escolas que recebem a Ópera integram o Programa Escola da Família (PEF), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que consiste na abertura dos portões para que a comunidade local, durante os finais de semana, usufrua da estrutura da escola para atividades esportivas e culturais.
SERVIÇO:
Ópera na Escola apresenta A Criada Patroa
14 de setembro, sábado, às 11h e às 15h
Entrada gratuita
Às 11h – Na E.E. República da Venezuela II
R. Campo Alegre, 273 / Jardim Arapongas / Guarulhos
Às 15h – Na E.E. Pimenta VII
Av. Marginal Sul, 87 / Cj. Marcos Freire / Guarulhos