A cidade de Guarulhos foi sede na quinta-feira (27) do seminário Ruas Completas – Comunicação para Segurança Viária no Hotel Bristol, na região central. O encontro reuniu técnicos de mobilidade urbana de diversos municípios e assessores de imprensa para discutir estratégias de comunicação voltadas à redução de sinistros no trânsito.
As ruas completas são espaços urbanos projetados para melhorar a convivência, a segurança e a movimentação de todas as pessoas nas vias, independentemente do meio de transporte utilizado. O movimento, que tem por objetivo repensar o desenho viário praticado no Brasil, foi iniciado em 2017 pelo Instituto WRI Brasil e pela Frente Nacional dos Prefeitos.
O conceito tem sido implementado em Guarulhos. O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto, destacou a experiência na praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão, onde a circulação do transporte coletivo e individual ocorre de maneira pacífica e é possível dirigir, pedalar, correr e andar nas áreas sinalizadas. “O local, que conta com duas escolas, igreja, comércio e um espaço amplo para uso da população, ficou ainda melhor”, ressaltou.
A área conta ainda com a Escola de Mobilidade Urbana, que também foi tema do seminário. Os participantes conheceram as propostas educativas do órgão, como materiais distribuídos no trânsito, palestras e campanhas voltados à segurança viária.
Debates também mobilizaram os técnicos e jornalistas quanto ao conceito “visão zero” para acidentes de trânsito, que vem sendo implementado mundialmente. Dentre seus princípios está a utilização dos meios de comunicação para divulgar os projetos de municípios que compõem a rede de ruas completas.
Os profissionais de comunicação foram estimulados a trocar o uso da palavra “acidente” por “sinistro”. Para especialistas em mobilidade urbana, o termo sinistro é o mais adequado para as ocorrências no trânsito, por serem situações previsíveis, que podem ser evitadas.
Visita técnica
No período da tarde, técnicos e jornalistas realizaram uma visita técnica na praça Nossa Senhora Aparecida e puderam conhecer as ações que foram implementadas no local e que deverão ser replicadas pela administração municipal em outros pontos da cidade.
Foto: Divulgação/PMG