A cidade de Guarulhos registrou nos primeiros meses de 2011 um índice menor de casos de dengue em comparação com os números do ano passado. O município contabiliza uma queda de 62,44%.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados provisórios, ainda sujeitos a alterações, apontam que neste ano, de janeiro a maio, a cidade registrou 908 casos de dengue. No mesmo período de 2010 foram confirmados 1.475 casos da doença.
Além disso, a Secretaria informa que no sistema de Pactuação do SUS (Sistema Único de Saúde) existe o compromisso de reduzir os óbitos por dengue. Nesse sentido, tal objetivo foi atingido, já que não houve nenhuma morte este ano registrada em Guarulhos.
Um balanço geral da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por intermédio do Sistema de Informações de Agravo de Notificação (Sinan), aponta que o número de casos de dengue de janeiro a maio de 2011 foi 69,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2010.
Através da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Guarulhos recebeu auxilio no combate à dengue, com capacitação de profissionais de saúde, apoio de atividades para o controle e prevenção e monitoramento de índices larvários.