Cidades

Guarulhos registra 19 mortes e 4.860 acidentes de trabalho em apenas um ano

Do total de casos, 979 foram descobertos depois de um cruzamento de dados

Somente no período de 2009, Guarulhos registrou 4.860 acidentes de trabalho e 19 óbitos relacionados à atividade trabalhista. Do total, 805 são considerados graves e 217 representam afastamento por doença ocupacional. Além disso, 979 acidentes foram subnotificados, ou seja, a empresa não fez o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Os índices são da Previdência Social, transmitidos pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que responde pelo departamento de saúde e segurança do trabalhador, os dados são considerados altos para o período de um ano. "Mesmo sendo o número mais recente e oficial, os casos devem ser bem maiores do que está sendo apresentado, pois muitas ocorrências não são registradas como acidentes de trabalho".

"Os 979 casos subnotificados só foram descobertos como casos de acidentes depois de um cruzamento de dados, que demonstraram evidências causadas somente pelo trabalho. Deve existir outro número muito maior por conta da subnotificação", declara Nildo. O diretor ainda comenta que a rede de Saúde não tem preparo para notificar os casos reais de acidente de trabalho.

A gerente em Saúde do Cerest Guarulhos, Walquiria Kasaz, define que o papel do CEREST é capacitar a rede de serviços de Saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e aos agravos de notificação compulsória.

Walquiria diz que não existe ranking dos acidentes e sim, uma preocupação na divulgação destes números de forma a sensibilizar os empresários e trabalhadores acerca do cumprimento das normas para o trabalho. De acordo com o Cerest, amputações traumáticas, Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteo-musculares Relacionado ao Trabalho são os acidentes de trabalho registrados com mais frequência.

Posso ajudar?