Cidades

Guarulhos registra 2ª morte de criança com suspeita de meningite

Foi confirmada, pela Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira, 30/8, a segunda morte no município de uma criança suspeita que pode ter contraído meningite – doença meningocócica. O garoto, de 11 anos, era morador do Cabuçu. A confirmação deve ser divulgada após a conclusão dos exames coletados pelo Serviço de Verificação de Óbitos e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, na Capital.
 
A Secretaria de Saúde esclareceu que foi notificada na quinta-feira e deslocou uma equipe da Região de Saúde para a Escola Cora Coralina, a fim de orientar professores, pais de aluno e a comunidade. 
 
Nesta sexta-feira, 31/8, os profissionais de Saúde devem retornar à escola onde a criança estudava para a realização de quimioprofilaxia (administração de antibiótico específico para as crianças que mantiveram contatos íntimos e prolongados com a vítima), o objetivo é eliminar os focos de infecção, de acordo com o que estabelece os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, para os casos suspeitos de doença meningocócica ou meningococemia.
 
O primeiro caso registrado foi de Deivid Santos, de 12 anos, morador do Jardim Presidente Dutra. Após a confirmação da morte, na segunda-feira, 27/8, responsáveis por alunos da Escola Estadual Padre Bruno Ricco, onde a criança estudava, protestaram pedindo a limpeza do prédio.
 
A secretaria esclareceu que tomou todas as medidas necessárias de acordo com os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
 
A Prefeitura afirma que não há surto no município, “o que somente se caracteriza quando há pelo menos dois casos confirmados da mesma doença, no mesmo período e na mesma localidade”.
 

Posso ajudar?