Segundo o site do Seade, sistema que atualiza diariamente informações sobre a Covid-19 no Estado de São Paulo, Guarulhos registrou nesta quinta-feira, 18, o total de 40 óbitos causados pela doença, ou um a cada 36 minutos. O número é o maior desde o início da pandemia no município há um ano. Isso não significa que todas essas mortes ocorreram em um só dia, mas sim que entraram no sistema nesta data.
Desta forma, a média móvel diária de óbitos, que leva em consideração os últimos sete dias, chega a 17 por dia, número muito próximo dos 18,14 registrados em 25 de julho do ano passado, considerado o pico da pandemia até agora em Guarulhos. O avanço no número de mortes na média móvel em relação há 14 dias chega a 86%, o que confirma que a doença está em acelerado crescimento no município.
Já em total de novos casos registrados, a situação em Guarulhos – apesar de crítica – apresenta alguns sinais de melhora. Com 217 casos registrados nesta quinta-feira, a média móvel caiu de 178 na quarta-feira para 166 por dia nesta quinta-feira. Apesar da queda em relação ao dia anterior, a doença avançou 43% em relação a 14 dias atrás. A maior média em Guarulhos foi registrada em 2 de julho, quando foram apurados 243 novos casos.