As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti continuam a fazer vítimas em Guaruhos. Até quinta-feira, dia 3, a cidade registrou 947 casos de dengue. O número representa 4% dos registros em todo o ano de 2015. Nenhum caso de morte relacionado com doenças transmitidas pelo mosquito foi confirmado. Para manter o índice em queda, a Secretaria Municipal de Saúde continua a visitação em residências conscientizando a população.
Entre os 59 casos de chikungunya registrados na cidade, apenas dois foram contraídos em Guarulhos, na região do Taboão e Centro. Os demais pacientes que foram infectados estavam em outros locais como como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nenhum caso de zika vírus foi confirmado em Guaurlhos, até o último balanço divulgado pela Saúde, na última quinta-feira. Apesar da negativa, os casos de crianças com microcefalia continuam a ser avaliados. Neste ano 26 casos de nascimento de bebês como a doença neurológica foram notificados.
A Secretaria informou ao GuarulhosWeb que “as equipes de agentes de serviços de saúde e os agentes comunitários de saúde estão realizando as visitas casa a casa, conscientizando a população sobre a dengue e outras arboviroses, monitorando os pontos estratégicos e imóveis especiais, bem como fazem o atendimento de denúncias e a vigilância sistemática para o controle do vetor, por meio das fiscalizações permanentes. Além disso, desde 12 de março passado, os agentes estão vistoriando aproximadamente 5.600 imóveis por sábado, dentro do Programa "Todos juntos contra o Aedes aegypti "”.