Cidades

Guarulhos registra 968 casos de dengue e 59 de chinkungunya

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em balanço divulgado nesta quinta-feira, dia 9, Guarulhos teve, desde o início do ano, 968 casos de dengue e 59 pacientes com chikungunya. A pasta mantém as campanhas de orientação a população para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti. 
 
Apesar dos 59 casos de chikungunya registrados na cidade, apenas dois pacientes contraíram a doença em Guarulhos. Os outros 57 casos são de moradores que estiveram nos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Nenhum caso de óbito foi relacionado. 
 
O zika vírus, que também é transmitido pelo Aedes aegypti, e que pode causar a microcefalia, ainda não foi registrado na cidade. Porém, a Secretaria, orientada pelo Ministério da Saúde, continua a acompanhar casos de bebês que apresentam a condição neurológica. Segundo a pasta, neste ano, foram 26 registros de crianças nascidas com microcefalia, totalizando 42 casos desde novembro passado, quando a doença passou a ser de notificação compulsória. 
 
 

Posso ajudar?