Segundo relatos da Prefeitura de Guarulhos, 74 pessoas foram picadas por escorpiões durante o ano de 2019 na cidade. O número é 30% maior do que 2018, quando 57 casos foram registrados.
Os bairros Continental 1, 2 e 3 lideram a lista de ataques pelo animal, com 7 casos cada. De acordo com a administração municipal, o aumento dos números de acidentes por picadas de escorpiões estão relacionados às temperaturas atingidas no Verão. “O período mais quente e úmido favorece reprodução e dispersão. A Secretaria de Saúde ressalta que o ambiente natural modificado pelo desmatamento e ocupação do homem ocasiona a quebra na cadeia alimentar. Tal escassez de alimento faz com que esses animais passem a procurar alimento e abrigo em residências, terrenos baldios e áreas de construção”, afirmou, em resposta aos questionamentos do GuarulhosWeb.
A maioria dos acidentes com escorpiões causa dor imediata, vermelhidão e inchaço por acúmulo de líquido. No entanto, crianças abaixo de sete anos podem apresentar maior risco e sintomas como vômito e diarreia e, em alguns casos, risco de morte. A recomendação em caso de picada é ir imediatamente ao hospital mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para facilitar o trabalho da equipe médica.
A Prefeitura informou que intensificará as ações de educação e mobilização social com foco nas medidas de controle e prevenção que corroboram como inibidores para a criação e dispersão da espécie, assim como para a proteção do indivíduo no sentido de evitar acidentes.