Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (7) pela Secretaria Municipal de Saúde, em uma semana, nove casos sem gravidade do vírus da gripe H1N1 foram registrados em Guarulhos. A campanha de vacinação teve início no dia em 4 de abril em profissionais da área de saúde. Ao todo, 270 mil pessoas deverão ser imunizadas na cidade.
Segundo a pasta, foram registrados 15 casos de maior gravidade do vírus da gripe H1N1 em Guarulhos, com sete mortes, conforme publicado pelo GuarulhosWeb na semana passada. Outros nove casos sem gravidade foram notificados em moradores da cidade e teriam sido confirmados por meio de exames laboratoriais efetuados em estabelecimentos de saúde particulares da Capital.
Das sete pessoas residentes na cidade que morreram em decorrência do H1N1, cinco foram em hospitais particulares da Capital e dois em hospitais públicos. Entre os mortos, estão três pacientes que tiveram seu quadro clínico agravado, evoluindo para óbito, por conta de outras doenças crônicas, como diabetes e diabetes associada a linfoma.
Campanha de Vacinação
Este ano a campanha de vacinação foi antecipada . Os primeiros a receber as doses são os profissionais da saúde das redes públicas e privadas. O próximo grupo, que deve começar a ser imunizado em 11 de abril, será o de crianças menores de cinco anos, gestantes e idosos. Em 30 de abril é a vez dos doentes crônicos, indígenas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Em 2015 a Campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 4 de maio, 224.086 pessoas foram vacinadas na cidade. Na época nenhum caso do vírus da gripe H1N1 foi registrado em Guarulhos.
Dicas da Secretaria de Saúde do estado para evitar o vírus:
– Higienizar as mãos com sabão e álcool em gel sempre que tossir ou espirrar, usar o banheiro e antes de comer.
– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos e maçanetas.
– Não proteja a tosse e o espirro com as mãos, utilize lenços de papeis descartáveis.
– Evite contato com as pessoas que apresentem sintomas da gripe.
– Se você faz parte de um dos públicos-alvo, tome a vacina contra a gripe.