Cidades

Guarulhos registra novos casos de dengue e chikungunya

Os casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti foram notificados em duas pessoas na ultima semana, segundo ultimo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, dia 8. Os pacientes tiveram diagnósticos positivos para dengue e chikungunya.
 
Já são 1.191 casos de dengue registrados neste ano, um número bem menor que em 2015, quando Guarulhos registrou mais de 25 mil casos da doença e chegou a decretar estado de emergência. Na ocasião, a adminsitração municípal passou a realizar campanhas constantes com agente de saúde visitando casas em busca de possíveis criadouros do mosquito e a conscientização dos munícipes, ação que ajudou a diminuir os focos.
 
Apesar da queda nos registros de pacientes que contraíram dengue na cidade, outras doenças passaram a ser notificadas este ano. A chikungunya já foi diagnosticada em 75 pessoas residentes em Guarulhos. Segundo a pasta, 69 pessoas contraíram a doença fora do município, em regiões como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. Nos demais casos os paciente relataram que não se ausentaram da cidade e possivelmente contraíram a doença nos bairros Taboão, Centro, Vila Carmela e Parque Santo Antonio. Dois casos continuam sob investigação.
 
Os casos de zika vírus chegam a quatro. O primeiro paciente diagnosticado foi um militar morador de Guarulhos, que contraiu o vírus no Rio de Janeiro e evoluiu favoravelmente, não apresentando nenhum problema ou complicações. Outras três pacientes também receberam o diagnóstico e passam bem.
 
Um bebê que nasceu com microcefalia em março também teve o diagnóstico confirmado para zika vírus e recebe acompanhamento da Unidade Básica de Saúde e do Centro de Estimulação Precoce (CEP), que atende crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, para reduzir e prevenir agravos e seqüelas da doença.

Posso ajudar?