Policial

Guarulhos registra o maior número de ataques a caixas eletrônicos depois da capital

Desde o início do ano foram registrados 94 casos na Capital e Região Metropolitana de São Paulo

Guarulhos é a cidade da região metropolitana, exceto a Capital, com o maior número de ataques a caixas eletrônicos. Desde o início do ano até ontem, quando foi registrado mais uma ocorrência, a cidade contabilizava 13 casos. Para se ter uma idéia do que isso representa, Guarulhos é responsável por 28,26% dos casos ocorridos na região.

De janeiro a julho foram totalizados 94 casos de ataques a equipamentos eletrônicos – a maior parte deles instalados no interior de super e hipermercados – principalmente nos períodos da madrugada e noturno. Somente na Capital, foram verificados 48 casos. Os outros 46 ocorreram nas cidades da região metropolitana.

Segundo informações das polícias Civil e Militar, em mais de 67% dos casos, os bandidos usaram explosivos para arrombar os equipamentos. Ou seja, em 63 dos 94 casos, os criminosos estavam munidos de algum tipo de explosivo. Em 26 ocasiões, foram usados maçaricos. Nos outros quatro casos, os bandidos tentaram ou conseguiram carregar o caixa.

O caso mais recente aconteceu na madrugada de ontem, quando criminosos promoveram uma ação de arrombamento de um caixa eletrônico em uma agência do banco Santander, localizado na avenida Santos Dumont, na região de Cumbica.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 3h, os criminosos abandonaram o local após perder o controle das chamas provenientes de um maçarico que usavam para abrir o caixa. O caso foi registrado no 7º Distrito Policial.

Quatro casos em apenas um dia

A maior ocorrência envolvendo ataques a caixas eletrônicos aconteceu no último dia 23 de julho, quando foram registradas quatro ocorrências. A maior delas aconteceu na rua Marinópolis, no Jardim Presidente Dutra.

Os terminais eletrônicos foram arrombados com explosivos e os bandidos fugiram com o dinheiro. O segundo maior ataque aconteceu na rua Elisângela Alves de Souza, próxima ao primeiro ataque.

Na ocasião a Polícia Civil de São Paulo investigava quatro quadrilhas com mais de 100 integrantes que seriam responsáveis pela explosão de caixas eletrônicos e outros crimes contra o patrimônio no Estado.

Na semana passada, seis criminosos foram mortos em um confronto com a PM após ataque a caixas de um supermercado na Zona Norte de São Paulo.

Posso ajudar?