Cidades

Guarulhos registra primeiro caso de zika vírus

Guarulhos registra o primeiro caso de zika vírus, segundo o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, dia 14. Trata-se de um militar morador de Guarulhos, que teria contraído a doença em viagem ao Rio de Janeiro. Apesar do diagnóstico, o paciente não apresentou nenhum problema ou complicação.
 
Casos de recéns nascidos que apresentem a microcefalia – doença neurológica rara que pode ser proveniente do zika vírus – continuam sendo monitoradas. Em 2016 foram registrados 26 crianças nascidas com a doença, totalizando 42 casos desde novembro do ano passado.
 
Segundo Portal da Saúde, do Sistema Único de Saúde, não existe tratamento específico para a doença. "Mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, porém quando presentes são caracterizadas por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça e menos frequentemente, edema, dor de garganta, tosse, vômitos e haematospermia. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a artralgia pode persistir por aproximadamente um mês"
 
Dengue e Chikungunya
 
O número de pessoas que contraíram dengue em Guarulhos já chega a 1.141. Somente na última semana foram registrados 46 novos casos. A doença que chegou a colocar a cidade em estado de emergência em 2015, com mais de 25 mil pessoas contaminadas, continua a preocupar. Apesar da escassez de chuva – período em que o mosquito Aedes aegypti, transmisor da doença, costuma se procriar – os cuidados com a água parada não devem ser esquecidos.
 
Mesmo com as campanhas divulgadas em larga escala, as pessoas ainda se esquecem de verificar dentro de casa possíveis focos do mosquito, que podem estar em vasos de plantas, garrafas vazias, ralos e lixo. Além disso, os terrenos abandonados e locais de descarte irregular de lixo devem ser denunciados para que a administração pública faça limpeza e evite o problema.
 
A chikungunya, outra doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, também já foi registrada na cidade. São 61 casos de moradores de Guarulhos. Dois pacientes relataram ter contraído a doença no município, enquanto os outros casos foram de pessoas que passaram por locais como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.
 

Posso ajudar?